Meme: Atitudes Ecoconscientes

terça-feira, 20 / fevereiro / 2007 at 10:37 am 6 comentários

Passando no blog da Lúcia Malla, vi que ela criou o Meme das Atitudes Ecoconscientes. Apesar de não ter sido escolhida pra fazer o meme, vou fazer assim mesmo. Porque ainda é fevereiro, e aqui em Manaus deveria estar chovendo cântaros e fazendo temperaturas mais baixas (29 graus, por aí), e tem feito dias de céu azul, sem uma nuvem, um caloooooor absurdo. E isso me faz pensar: Imagina quando chegar agosto, tradicionalmente o mês mais quente do ano?

Tudo me leva a crer que teremos outra seca violenta aqui. Então, uma maneira que encontrei de colaborar é fazer a minha parte.

“Poste as 3 atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida (ou na sua casa, no seu trabalho, no boteco, etc.) para melhorar a situação ambiental do planeta Terra.”

Cada um escolhe o tempo verbal e o local que quer usar no seu meme, e se possível, discute um pouquinho sobre cada uma das suas 3 atitudes. Se a pessoa tiver mais atitudes para postar, não tem problema, ponha quantas quiser. 3 é um número aleatório que eu escolhi, mas não obrigatório. O mais importante é tentar pôr a mão na ecoconsciência e tirar 3 atitudes que você acha interessantes serem repassadas para outras pessoas ao redor, que outros leiam e, quem sabe, se inspirem.

Minhas respostas:

01 – Eu economizo água sempre que posso. Aquela coisa de fechar a torneira enquanto escova os dentes, não lavar a calçada usando mangueira, lavar louça usando bacia e/ou com a torneira fechada. Minha grande falha nesse ponto: adoro tomar banho demorado. Demorado, assim, MAIS DE CINQUENTA MINUTOS. E meu chuveiro é elétrico. Ai, ai… Mas tem feito tanto calor que tenho desligado o chuveiro elétrico. Isso conta pontos a meu favor?

02 – Eu desligo o monitor do computador quando vou ao banheiro, ou quando vou a outro setor no trabalho. O monitor é responsável pelo maior gasto de energia elétrica do PC. Ao desligá-lo, você ganha duas vezes: economiza eletricidade e protege seus dados de olhares abelhudos…

03 – Eu compro biojóias. E uso. E costumo comprar de fontes “seguras”, ou seja, vendedores que são ligados a alguma comunidade tradicional. Aqui em Manaus, normalmente compro meus brincos e colares de semente de Associações Indígenas, como a Associação das Mulheres Indígenas do Rio Negro(AMIRN). Além de ajudar a comunidade, incentivo o uso sustentável da Floresta. E fico na moda por precinhos camaradas, de três a dez reais!

E nunca, NUNCA, compro bijuterias com penas de papagaio ou arara!! Dá pra saber quando a pena é de papagaio: ela tem uma cor diferente no “direito” e no “avesso”. Tenho um colar com pena de papagaio, que ganhei de presente, mas não sabia identificar na época. Achei que eram penas de galinha ou pato tingidas. (Como, aliás, são a maioria das penas usadas no Festival Folclórico de Parintins.) Minhas bijuterias são de semente, casca de coco ou fio de tucum.

Tem muita coisa que faço que não é ecoconsciente: Ando MUITO de avião, que consome um combustível ABSURDO no pouso e decolagem; trabalho com ar-condicionado o dia inteiro (e em Manaus, ar-condicionado é item de série nas construções. Até casa de madeira tem espaço pra ar-condicionado!); Uso muita roupa sintética; consumo muitos produtos com embalagem; não participo de nenhum programa de reciclagem. Mas durante esse ano, vou buscar um modo de ser mais ecológica, pra ver se o mundo respira aliviado…

Entry filed under: blogosfera, Dicas, internet.

Entre a Baía e o Encontro das Águas E viva Preta Gil!

6 Comentários Add your own

  • 1. Marcos  |  quarta-feira, 21 / fevereiro / 2007 às 1:04 pm

    O lado bom é que não teve nenhuma vergonha de admitir seus excessos anti-ecológicos. Gostei disso. Foi dado p rimeiro passo para corrigí-los.

    Vergonha eu tive, mas tem que mostrar a cara, pô. Pensar ecologicamente envolve conhecimento.

    Responder
  • 2. Marília  |  quarta-feira, 21 / fevereiro / 2007 às 1:46 pm

    Gostei! Farei minha listinha tb, em breve!

    Faça mesmo, passe o meme adiante.

    Responder
  • 3. Fabíola  |  terça-feira, 27 / fevereiro / 2007 às 8:43 am

    Menina, concordo com você. Se cada um fizer a sua parte tá tudo resolvido. Mas me parece que desligar o monitor e ter que ligá-lo novamente antes que esteja ‘frio’ gasta mais energia do que mantê-lo ligado por alguns minuto. Não tenho certeza, li algo sobre isso em algum lugar… seria bom pesquisar sobre o assunto.

    Já ouvi falar nisso também. Mas não creio que o gasto de energia de religar o monitor seja tão maior do que o gasto que haveria caso o monitor ficasse vários minutos ligado ociosamente. Cabe mesmo uma pesquisa aí.

    Responder
  • 4. Atitudes Ecoconscientes « Publicações - Vol. 3  |  domingo, 4 / março / 2007 às 2:14 pm

    […] Março 4th, 2007 in Bate-Papo Visitando o blog da Menina Eva, há algum tempo vi um post que ela fez, inspirada em outro blog, sobre atitudes ecoconscientes. […]

    Responder
  • 5. Carla Soares Lima  |  terça-feira, 12 / janeiro / 2010 às 7:53 am

    http://www.chamedicinal.com.br

    Responder
  • 6. Três atitudes ecoconscientes » Ladybug Brasil - Sobrevôos, descobertas, achados.  |  terça-feira, 29 / novembro / 2011 às 5:08 pm

    […] Karina, Juliano, Georgia, Liliana, Regina, Cris, Alexandra, Tom, Dafne, Italo, Paulo de Tarso, Menina Eva, Happy Batatinha, Anna Flavia, Marcos Pontes, Renata Oliveira, Vica , Elefoney, Patricia & […]

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Aspas da Semana

Quando o amor vos fizer sinal, segui-o; ainda que os seus caminhos sejam duros e escarpados. E quando as suas asas vos envolverem, entregai-vos; ainda que a espada escondida na sua plumagem vos possa ferir. Gibran Khalil Gibran