Leituras 2007

JANEIRO

  1. SEXO ANAL, Biajoni. Nada mal pra entrar bem o ano, não? 😀 Como todo mundo que fala sobre o livro do Bia faz trocadilho, eu não resisti. Resenha no blog, qualquer dia desse. Iniciado em 05/01/2007; terminado em 08/01/2007. Na prática, li em algumas horas. E-book.
  2. A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER, Milan Kundera. Comecei a ler por que Namorado viu o filme homônimo baseado no livro e ficou encantado.Na verdade, comecei ano passado, por volta de 20/12/2006. Terminei dia 10/01/2007 . E-book [mas eu imprimia dez a vinte páginas por vez e lia em casa, no salão de beleza, na faculdade…]
  3. A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA, Moacyr Scliar.Delicioso, irônico, envolvente. Para compreendê-lo bem, deve-se conhecer um pouco sobre a Bíblia, e ter flexibilidade suficiente para reinterpretá-la. Para isso, recomendo a leitura do Jesus, Me Chicoteia! Iniciado e terminado em 17.01.2007. E-book.
  4. A BRUXA DE PORTOBELLO, Paulo Coelho. O começo empolga bastante, mas depois vai ficando chato, cansativo. Li o livro todo em uma tarde, e quando terminei estava com dor de cabeça e mau humor. Leiam apenas o começo: está disponível no blog do Paulo Coelho. Não fiquem curiosos pra saber o final, é a maior bomba. Sabe aquele fim que é escancaradamente forçado? Iniciado e terminado no dia 22.01.2007.E-book.
  5. O CAÇADOR DE PIPAS, Khaled Kousseini. Muito bonito, e muito triste. Na minha opinião, não justifica tantos prêmios, mas vale a leitura. Retrata um Afeganistão sem burqa, o cotidiano da comunidade refugiada, os desvarios enfrentados por um país em guerra. Mas antes de ser sobre o Afeganistão, o livro é sobre uma amizade infantil nem um pouco simples, sua destruição, a culpa que uma pessoa remói durante anos e até onde se pode ir para corrigir um erro. Leia e emocione-se. Iniciado em 23.01.2007, terminado em 26.01.2007. E-book.MARÇO
  6. DA MATÉRIA DOS SONHOS, Rosana Rios. O livro é lindo, é doce, é pessoal. A história é contada ao redor da Lila; o irmão dela acabou de sair da cidade pra morar com a namorada, o pai é meio centralizador e ela mesma é repetente. No meio desse furacão, a diretora da escola a “convida” para participar de uma oficina de teatro. Na mesma oficina, estão matriculados outros onze alunos – três repetentes, uma tímidíssima, um palhação, dois convencidíssimos, dois punks, um rebeldezinho e uma aluna brilhante, CDF e presidente do Grêmio, filha de um ex-diretor. E aí, começam as aulas de Teatro. Puxa vida. A Rosana Rios conseguiu fazer um lindo resumo. O livro vai andando, e a gente vai conhecendo a história do Teatro, vendo os alunos se desenvolvendo artisticamente, vai se interessando pelos desafios do irmão da Lila, e, LÓGICO, vai torcendo pelos casaizinhos que se formam e se desfazem ao longo do livro. Iniciado e terminado em 19.03.2007. Comprado em sebo.

  7. O ABRAÇO, Lygia Bojunga.O livro é incrível. Só não é perfeito porque é CURTO DEMAIS. Tem menos de 70 páginas. E eu não sei como falar sobre o livro sem estragá-lo por completo. Bem. Tem a narradora. Que está contando uma história louca pra um amigo. Ela tinha uma coleguinha de infância chamada Clarice, que desapareceu aos oito anos. E depois disso, passou a sonhar com a Clarice. Aos onze anos, ela foi passar uma temporada num sítio do interior. E um homem a levou pra uma cabana no meio do mato, e a chamava de Clarice. “Ah, Clarice, você devia gostar do meu abraço…” Brrrrrrrrr. A narradora fica adulta e vai a uma festa. E lá aparece uma mulher mascarada que parece saber muito sobre a sua vida. E, bem, a mulher mascarada diz se chamar Clarice. A dúvida da narradora é: “Será que a mascarada era a minha Clarice ou a outra Clarice?” E com essa dúvida na cabeça, vai a um circo. E no circo tem palhaço, tem, tem todo dia. Um brigadeiro pra quem adivinhar quem é o palhaço. E a história fica bem melhor DEPOIS disso tudo. Mas aí, faltam dez páginas pro livro acabar. Brrrrrrrr. Iniciado e terminado em 19.03.2007. Comprado em sebo.
  8. DE PARIS, COM AMOR. Lino de Albergaria. É um livro de correspondência. Eu AMO livros de correspondência. Amo cartas. Amo amo amo. Paulo Sérgio [um adolescente, claro, os livros são paradidáticos, lembram?] começa a receber bilhetinhos escritos em papel lilás de uma menina da sala de aula dele, que assina como A Ignorada e gosta de violetas. Ela gosta das covinhas que aparecem no rosto dele quanto sorri, e gosta também da voz cheia que ele tem. Ele vai respondendo aos bilhetes com outros bilhetes [Paulo Sérgio gosta muito de ler e escrever, e A Ignorada também]. Uma das respostas é escrita em um cartão postal de Paris, e aí A Ignorada [que também assina com a letra M.] faz a pergunta mais linda que eu já li escrita em um livro:”O que nós dois poderíamos estar fazendo nessa ponte, em Paris? Será que você é capaz de sonhar como eu?” Eles começam uma viagem por Paris através de cartas: Ele tem um mapa turístico, ela tem um mapa do metrô. E eu realmente não preciso dizer mais nada, pois amores que nascem em Paris são eternos. Iniciado e terminado em 20.03.2007. Comprado em sebo.
  9. EM BUSCA DO NOVO REI, Lino de Albergaria.Idade Média, reis, bruxas, cavaleiros. Ai, ai. Adoro esse livro. O livro se apresenta como um jogo literário. Começando pelo índice: há cinco índices diferentes. Você pode optar pelo caminho mais curto – dois capítulos – ou pelas histórias de um rapaz chamado Marlos, uma moça chamada Simara ou um papagaio inteligente chamado Tambo. Ou pode escolher ler o livro todo na sequência normal. Começa contando a história do Rei Égon, rei do país de Esteranoases. O país está em franca decadência pois o Rei está velho, viúvo, triste e não tem um herdeiro. A esterilidade do rei se espalhou pela terra e pela água do país, e as pessoas estão ficando doentes. Passeando pelo jardim do Palácio, ele machuca o dedo no espinho de uma planta. Do dedo saem três gotas de sangue e elas…bem…saem voando com destino ignorado. Um dos servos do castelo, Pirreno, lembra-se que ouvia uma canção que contava sobre um rei que perdia três gotas de sangue. Mas não lembra o resto da música, e o Rei, pra tentar salvar o reino de Esteranoases , convoca um concurso nacional de trovadores e jograis.Marlos, Simara, e Tambo vão até Téfer, a capital do reino de Esteranoases. Marlos é um pastor de um povoado distante que recebe a incumbência de levar umas ervas medicinais para um boticário da capital.Simara é uma moça de cabelos brancos que, sob a luz do sol, mostram reflexos rosados [como alguns gerânios]. É entendida em ervas, poções curativas; entende de botânica e perfumes.Tambo é um papagaio que conta histórias. E resolveu ter um humano de estimação – um mendigo que apenas anunciava “e com vocês Tambo, o papagaio!”Um dos três vai ser o novo rei e resolver os problemas de Esteranoases. Iniciado e terminado no dia 20.03.2007.
  10. O FANTASMA DA ÓPERA, Gaston Leroux. O livro não é ruim. Antes de mais nada, a edição que comprei é mal-cuidada. Erros de grafia. Tradução péssima. Tem toda uma carinha de folhetim. Um excesso de descrições que, arre, só tendo muita paciência. “A cortina era de veludo vermelho matizado com brocados rebordados e ia de cima a baixo e…” No livro, o Fantasma é muito mais louco, muito mais perigoso, muito mais inteligente e MUITO mais feio. Mas o plot é o mesmo do musical. Cantora lírica ingênua acredita que escuta o Anjo da Música, mas na verdade esse anjo é um homem muito feio e traumatizado, que mora nos subterrâneos de um teatro e de vez em quando é visto por alguém. Esse homem fica obcecado e ameaça matar qualquer um que se meta no caminho. E um dos que se metem é o Visconde Raoul de Chagny, que era amiguinho de infância da cantora e se descobriu apaixonado. O Raoul é um mauricinho babaca mimado e romântico.No livro, a Christine é sueca, loira e a relação dela com o pai fica bem mais explicada. Eles eram pobres e ele tocava violino nas aldeias da Europa e ela cantava. No livro, o Fantasma também foi atração de circo e escravo dos ciganos; mas depois morou na Pérsia e foi contratado por um sultão, como músico, ventríloquo, engenheiro, arquiteto, torturador [sim!], cantor e gênio de modo geral. Mas sempre saía escorraçado, por ser uma criatura intragável – pedante, mandão, manipulador e doido. Todos os truques do fantasma são explicados com minúcia de detalhes. Minúcias EXAUSTIVAS. “Do outro lado do espelho há um conjunto em aço e ferro, de uma mola, ajustado de tal maneira que, puxando-se a mola e o contrapeso pela parte de dentro, o espelho gira 360 graus e volta à sua posição original.” Arreeeeee! Pior do que isso, só “O cortiço”. Detestei o livro, mas acho que esse meu detestar pode ter sido causado pela extrema beleza do filme e do musical. Afinal, o livro é só um folhetim bobo, com momentos de comédia tola e pastelão. Mas o plot é infalível. Ciúme, loucura, amor, mentiras. Iniciado em 27.03.2007 e terminado com muita dor de cabeça em 29.03.2007.
  11. SANDMAN – UM JOGO DE VOCÊ, Neil Gaiman. Graphic novel. Li na prateleira da livraria. Para resenha e maiores explicações sobre o que me levou a ficar umahora em pé lendo lendo lendo e me deliciando, leia este post do Paranoid Android. No dia .03.2007
  12. Agência nº01 de mulheres detetives
  13. A PROMESSA DE UMA MENTIRA
  14. LOVER´S LANE
  15. UMA CARTA DE CASA

17 Comentários Add your own

  • 1. Lou  |  sexta-feira, 12 / janeiro / 2007 às 4:14 pm

    Como tu conseguiste o livro do Bia? estou a fim desde meados do ano passado. Me empresta…rs…?

    Tá pra download no blog dele. Eu peguei lá.

    Responder
  • 2. Leitura nova « Coisas de Manauara  |  quarta-feira, 17 / janeiro / 2007 às 3:34 pm

    […] Leituras 2007 […]

    Responder
  • 3. Marília  |  sábado, 27 / janeiro / 2007 às 5:14 pm

    Poxa! vc já leu tudo isso? Foi a época em que eu devorava livros… sinto falta… Mas me diz, como faço para conseguir o e-book do “O caçador de pipas”? Fiquei interessada nele!

    Lari lá lá lá, já conseguiuuuu, lero lero lé!

    Responder
  • 4. Marília  |  terça-feira, 30 / janeiro / 2007 às 3:55 pm

    O.o
    Muito obrigada! Por essa eu não esperava!
    Bjão!

    Lári-láááá, lá-lá.

    Responder
  • 5. styska  |  terça-feira, 13 / fevereiro / 2007 às 8:26 pm

    eu AMO Milan Kundera! é o meu escritor preferido 🙂

    Sabe, eu me pego de vez em quando dizendo assim: “Olha, o Kundera fala EXATAMENTE sobre isso…”

    Responder
  • 6. Lista de leituras « Coisas de Manauara  |  segunda-feira, 19 / fevereiro / 2007 às 2:07 pm

    […] Leituras 2007 […]

    Responder
  • 7. Internauta, que milagre você por aqui! [2] « Coisas de Manauara  |  segunda-feira, 19 / fevereiro / 2007 às 2:15 pm

    […] Leituras 2007 […]

    Responder
  • 8. Tayssa Pederneiras  |  quinta-feira, 3 / maio / 2007 às 3:11 pm

    nossa.. qria ler desta forma…. gostei das descrições do livro da Bia e tô interessada em ler tb o caçador de pipas, onde consigo tais e-books?

    desde já agradeço!

    Responder
  • 9. Lino de Albergaria  |  quinta-feira, 24 / maio / 2007 às 1:01 pm

    Que surpresa encontrar uma leitora em Manaus! E ainda bem que você gostou de meus livros. Um abraço!

    Responder
  • 10. Thais  |  terça-feira, 5 / junho / 2007 às 3:47 pm

    S.O.S.
    Não consigo achar o livro do Kundera!
    😉

    Responder
  • 11. Kandy  |  domingo, 5 / agosto / 2007 às 2:26 pm

    Menina Eva! Eu sempre leio você, mas este é meu primeiro comentário. Que honra para mim, que pessoalmente cuido da Coleção Jabuti, saber que você gostou de “De Paris, com amor” e de “Da matéria dos sonhos”. Vi que o próprio Lino deixou um recadinho aqui. Que legal! Como você gosta de livros de correspondência, um dos mais vendidos da coleção todinho escrito assim é “Só entre nós – Abelardo e Heloísa”. Se você não encontrar, entre em contato comigo que ficarei feliz em enviar a você um exemplar.

    Responder
  • 12. Januario Zacarias  |  segunda-feira, 3 / setembro / 2007 às 1:52 pm

    Send to my address the e-book a insustentavel leveza do ser, please.
    Thanks.

    Responder
  • 13. sulamita valentim da siva  |  sábado, 8 / setembro / 2007 às 2:26 pm

    quero as respostas do analise do texto de ”em busca de um novo rei

    Responder
  • 14. Isabela  |  quarta-feira, 6 / agosto / 2008 às 1:21 pm

    Olá! Caramba… achei alguém que le tanto quanto eu!!! hehehe
    Eu já li O caçador de pipas e De Paris, com amor.
    Inclusive, gostaria de saber se você sabe onde posso encontrar o E-book de “De Paris, Com amor”.
    Teria como me ajudar?? É que queria muito reler o livro!
    Abraços

    Responder
  • 15. mota1970  |  sábado, 25 / outubro / 2008 às 1:52 pm

    preciso fazer o download do livro: De Paris, com amor do Lino de Albergaria. Alguém pode me ajudar?

    Responder
  • 16. elida  |  quinta-feira, 23 / setembro / 2010 às 6:43 pm

    e

    Responder
  • 17. sueli medeiros  |  sábado, 27 / outubro / 2012 às 3:56 pm

    Como e onde consigo fazer o download do livro: de paris com amor?

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d blogueiros gostam disto: