O Centro de apoio aos Autistas e um sofá ressuscitado.

sexta-feira, 14 / setembro / 2007 at 1:32 am 25 comentários

Ives carregando Cláudia Lyra

Aqui em casa tem um sofá delicioso. De quatro lugares, macio, companheiro de nove anos. Já enfrentou uma mudança debaixo de chuva, já sentiu o peso de três namorados meus. Já recebeu a Mamy (na foto, sendo jogada pra cima pelo Ives), e a Allinne-médica-de-passarinhos-morando-em-Milão.

Nele eu me jogo pra ver televisão, com as pernas pro ar. Nele eu sento pra conversar com visitas. Nele eu arremesso minha bolsa assim que chego encalorada da rua. Nele eu jantei muitas vezes, quase sempre tarde. Chegava da faculdade dez e meia da noite, louca de fome, e jantava a sobra do almoço, vendo televisão. Nem um pouco saudável, eu sei. Esse sofá já recebeu muitos respingos de suco, café, água, e Deus sabe mais o quê…

Nesse sofá minha mãe senta, eu sento no chão, no meio das pernas dela, e ela penteia o meu cabelo, cacheado e difícil. Cabelo tão parecido com o do meu pai, tão diferente do dela, liso, pesado, brilhante. Quase todo dia, ela penteia o meu cabelo – e quando eu viajo, é uma das coisas que mais sinto saudade, essa ligação entre duas mulheres que cuidam uma da outra.Nele eu deito todo sábado, depois do almoço, pra cochilar. Meu cabelo molhado deixou muitas manchas irregulares, apesar dos protestos da minha mãe. Um atraso de dez minutos pra colocar o absorvente deixou mais uma marquinha irregular. Um dia de profunda tristeza fez o sofá receber tapas, socos, dentadas e lágrimas, que caíam deixando marquinhas redondas.

E esse sofá amigo conviveu com minha família durante nove anos, apenas acumulando nosso cheiro e nossa gordura, pois o coitado NUNCA havia sido lavado. Mamãe deu um basta nisso. E chamou uma equipe de lavagem a seco – a L&A.

***

A L&A – do nome dos donos, Letícia e Augusto, casadíssimos – lava coisas. Lavam carros, tapetes, carpetes, cortinas. Lavam persiana, colchão, poltrona e estofado de lancha. Lavam bichinhos de pelúcia. Atendem na sua casa, inclusive em domingos e feriados. Fazem lavagem a vácuo, usando o mínimo de água e um super-produto, que, de acordo com a Letícia, é “antibacteriano, antimofo, antitraça, anti-ácaro, limpa profundamente, e perfuma”.

E, o melhor de tudo: a L&A é mais que uma empresa de limpeza a seco. Esse serviço de lavagem em domicílio não tem fins lucrativos.

Letícia coordena o Centro de apoio aos Autistas N. Sª do Carmo. O lucro das lavagens é usado no custeio das atividades do Centro. “Como o autismo é uma deficiência pouco divulgada,é difícil conseguir doações. Então, resolvemos trabalhar e gerar dinheiro. O tratamento do autismo – se é que se pode falar em tratamento – consiste fundamentalmente em fisioterapia e terapia ocupacional. ”

Augusto, um negro lindo, paraense e vascaíno, imenso, metro e noventa de altura, vem acompanhado de um ajudante e de um andróide cinematográfico. (A máquina de lavagem a vácuo é sósia do R2-D2, gente. Eu estive a um passo de pedir um autógrafo).

Mas nem pense em contratar os serviços só pra receber a visita do Augusto, pois a Letícia é gente finíssima – e é ela quem dirige o carro. E, além do mais, ele só fala dela, enquanto liga o R2-d2 e faz aparecer a cor original do sofá. Eu não lembrava mais: o sofá é da cor do Teatro Amazonas, rosa imperial.

Augusto e seu ajudante têm trabalho. São nove anos sem lavagem. A esfregação é intensa, cansativa…e milagrosa. Fiz questão de bater fotos do sofá com a lavagem ainda incompleta, pra se perceber o antes(HORRÍVEL) e depois (surpreendente). Foi um genocídio de ácaros, minha gente.

Nas manchas piores, escovinha. Augusto comenta: “Essa manchinha escura aqui, deve ser sangue, não tá saindo…” E eu desconverso: “Pois é, esses carapanãs com a barriguinha cheia…voando por aí…”

Duas horas de muito esfrega-esfrega, o sofá ainda úmido, Letícia sobe. Vem me contar sobre o “Labib’s dia especial”, que vai realizar em prol do Centro de Apoio aos Autistas. Comida árabe boa de VERDADE (ao contrário de certas franquias famosas que servem esfihas frias e mal temperadas), dança do ventre, teatro de Fantoches. Fiquei de chamar meu grupo de teatro pra apresentar uma peça também. E de recomendar que todos os meus conhecidos lavem seus sofás, cortinas, bancos de carro.

Fiquei tão apaixonada ao ver o empreendedorismo de uma entidade assistencial que NÃO ESPERA POR DOAÇõES, que se eu pudesse, tinha lavado até o cabelo com a ajuda do R2-D2.

Ela fala sem parar, com embasamento científico. É feriado no Amazonas, 5 de setembro, um calor perfeito pra secar sofás recém-lavados. O Augusto é irmão de um portador da Sindrome de Down, que está em tratamento quimioterápico por causa de um câncer no pulmão. A Letícia está com enxaqueca, mas veio me contar tudo sobre seu trabalho- ela é mãe de um rapaz autista. De acordo com ela, se aparece uma mulher feia, ele cospe em cima. Ela brinca dizendo que se eu fosse lá, ele ia ficar abraçado comigo, porque de mulher bonita ele gosta. Prefiro não arriscar. Deixa o Júnior sem emitir opinião.

A Letícia e o Augusto botam um olho comprido no meu sofá rosa-imperial. “Era de um desses que o Centro tava precisando, cê não queria doar ele não?”Ah, Letícia, torce pra acontecer uma coisa bem boa na minha vida que eu faço essa doação. “Já estou torcendo.”

Eles vão embora, e ainda não sabem, mas além de lavarem meu sofá, lavaram meu coração das preocupações fúteis e superficiais.

******

Se você mora em Manaus e precisa de lavagem a seco de sofás, bichinhos de pelúcia, bancos de carro ou lancha, poltronas, cortinas, persianas, tapetes, eu acho bom você ligar para (92) 3654-6037, 9175-8789, 9128-2484. Eles atendem em casa, inclusive no feriado e domingo, deixam tudo arrumadíssimo e o preço, queridos, o preço é mais que justo, é BA-RA-TO. Não vou divulgar valores aqui, pois o meu sofá é meio diferente, mas peça um orçamento – e pague em dobro, que vai continuar barato, palavra.

Se você NÃO mora em Manaus, ainda assim pode ligar e perguntar se o Centro de Apoio aos Autistas Nossa Senhora do Carmo precisa de alguma coisa, dinheiro, serviços, apoio, um patrocínio vitalício, livros sobre autismo.

Se você é blogueiro, pode colocar um LINK, trackback, pingback, etck, pra esse post no seu blog, com a tarjeta “Lavagem a seco em Manaus”, ou coisa do tipo. Assim, o post sobe no conceito de Deus, e quem procurar por esse serviço vai achar mais depressa.

E, se você gosta de se divertir, pode dar uma passadinha no Labib’s, nos dias 06 E 08 DE DEZEMBRO, pra comer a melhor esfiha, esfirra, sfiha ou sfirra de Manaus, comprar uma camisa charmosa, assistir uma peça de teatro onde eu interpreto, ver dança do ventre e fazer esse nosso estranho mundo, onde os autistas não gostam muito de permanecer, ser um lugar mais agradável.

LInks:

Meu álbum da lavagem no Flickr – A Lavagem do sofá

Entry filed under: blogosfera.

Voltando devagarinho Atochando (ui!) o rótulo

25 Comentários Add your own

  • 1. Vivien  |  sexta-feira, 14 / setembro / 2007 às 4:44 pm

    Estou longe demais de Manaus,longe pra lavar meu sofá: tarefa que deleguei ao meu filho.
    Se estivesse por ai, já teria um substituto pra ele, pois seu post me convenceu.;0)
    Meu contato com o autismo foi muito pequeno, apenas um aluno com um dos – muitos – tipos de autismo e durante pouco tempo.
    beijos pra vc.

    Responder
  • 2. Mamy  |  sexta-feira, 14 / setembro / 2007 às 5:18 pm

    Evinha!!! Que linda a iniciativa dos L&A!!!! Gente, prestenção, que eles não ficam ali parados, esperando doações… eles arregaçam as mangas e botam pra quebrar! Inspirador, viu!

    ps – Evinha, mana, com a publicação dessa foto acabou-se minha reputação de mulé-séria-quase-direita, hauahauahauhauahua!!!

    Responder
  • 3. Mamy  |  sexta-feira, 14 / setembro / 2007 às 5:21 pm

    Ai, mana… como é que se faz esse tal de trackback?!?!?!? Ele é mais permanente do que um link comum? Ai, ai, cê sabe como sou tapada, né?

    Responder
  • 4.  |  domingo, 16 / setembro / 2007 às 10:11 pm

    Interessante e importante sua divulgação!
    Não sei se por aqui essas instituições fazem trabalhos assim…

    hehehe… realmente a máquina é sósia do R2-D2!

    Responder
  • 5. LuciDo  |  terça-feira, 18 / setembro / 2007 às 11:08 am

    Pow evita 🙂
    acabei de ligar pra falar com a Dª Leticia, aqui no trampo , mas ela nao estava…. Bem, semestralmente temos de lavar os sofás aqui do prédio e adivinha quem é o resposável por essa parte???
    Pois é … o luCido aqui, o problema é que estou saindo da empresa mês que vem, e tow fazendo o possivel pro RD-D2 a Dª Leticia e o Augusto ficarem responsáveis pela limpeza daqui que inclui também as persianas…
    E vai ser bom pra todo mundo porque a empresa valoriza essas questões sociais.
    Obridadão pelo post.
    Lindo como todos os outros e ainda sendo util pros dois lados.
    abraços apertados

    Responder
  • 6. LETICIA BARRETO  |  quarta-feira, 19 / setembro / 2007 às 4:51 pm

    ADOREI O QUE VC FEIS, EVITA PERON MAIS O TELEFONE E 9175 8786 BJS TE ADORO!!!!

    Responder
  • 7. SOCORRO  |  quarta-feira, 19 / setembro / 2007 às 4:56 pm

    vc é uma moça muito inteligente e cheia de lindas e maravilhosas idéias, continue sempre assimmmmmmmmmmmmm!PARABENS!!!!!!!!!

    Responder
  • 8. neto lacerda  |  quarta-feira, 19 / setembro / 2007 às 6:12 pm

    Faço parte do Centro de Apoio aos Autistas Nossa Senhora do Carmo – CEDANSCA

    Diretor de Eventos e criador da Campanha ” Labib’s dia Especial”

    Gostaria muito de lhe agradecer por sabias palavras descritas em relação a nosso trabalho, ainda mais quando nos faz reencontrar bons e velhos amigos…..hj ao tentar fexar um bom contrato de parceria com uma grande empresas de nossa cidade pude me deparar com um grande amigo Lucio Sena mais conhecido por LuCiDO, conversamos sobre trabalho e colocamos as fofocas em dia rs! passando mais alguns min. dentro da empresas emcontro mais um amigo Mário, ñao aquele de trás do armário, mas, um grande amigo e vizinho das antigas!!!!!

    muito obrigado pela divulgação de nosso trabalho e gostaria de lembrar a todos q a instituição já está com a campanha nas ruas de Manaus, convidamos a todos e esperamos por contatos de empresários q queirão se juntar nessa campanha com o patrocinio de algumas blusas!!!
    Eva,
    muito obrigado por tudo e a L G A lavagem a seco agradece!
    atendemos nos telefones: 9175-8786 ou 3654-6037.
    gostaria de entrar em contato com vc para melhores detalhes de nossa campanha!!!

    Responder
  • 9. Cily  |  quarta-feira, 19 / setembro / 2007 às 9:00 pm

    Caramba, que trabalho legal! Gostei muito!
    E adorei tb a foto da Mamy!

    Bjs, Eva!

    Responder
  • 10. Luciana  |  sexta-feira, 21 / setembro / 2007 às 11:01 pm

    La la lá… Pat e Lu vao sequestrar a Eva…

    Responder
  • 11. policarpe  |  sábado, 22 / setembro / 2007 às 9:56 am

    Égua evinha!!…esse sofá é guerreiro mesmo hein??pra aguentar tudo isso aí!! até carapanãs de barriga cheia aahahaha. Putz se ele falasse hein? Pow..foi uma pena que eu não tive o prazer de conhecê-lo antes da lavagem(sim, porque eu imagino que agora ele não é mais o mesmo!!com certeza!!)Mas foi legal vc ter unido o útil(e agradável) ao agradável e ajudado com isso a quem precisa….hum fiquei com inveja de ver a mamy sendo jogada pra cima!!:-( da próxima vez vou jogar ela à força mesmo ahahahaha. Eu não disse para ti que o R2-D2 era um excelente dróide??isso é fichinha perto de tudo que ele faz. rsrs
    beijos

    Responder
  • 12. ana p.  |  domingo, 23 / setembro / 2007 às 11:48 am

    Ai, Evinha, que legal esse trampo da L&A, né! É bem aquela história de “quem quer faz, quem num quer, manda”.
    Eles foram lá e fizeram, e vc tb fez e tb está ajudando!!

    Me diz como faz esse tal de trackback ou coisa parecida, pq eu sou semi tchonga e num sei mto bem como fazer isso!

    Responder
  • 13. Patrícia Köhler  |  quarta-feira, 26 / setembro / 2007 às 2:43 am

    Eva, eu já mandei este texto pra minha mãe e eu mesma não comentei aqui. Não tenho mesmo vergonha na cara.

    Amei a iniciativa de todos… da L&A, sua e das pessoas que se dispuseram a ajudar. 🙂

    Aqui em casa os sofás estão num estado lamentável… durante anos os gatos os arranharam, então imagina…

    Ah, eu sei bem o que é esta intimidade entre duas mulheres. Quem muitas vezes cuida do meu cabelo é minha mãe também. Passa horas tingindo, escovando, secando… 😛

    😉

    Responder
  • 14. Alline  |  sexta-feira, 28 / setembro / 2007 às 6:20 am

    Evita, já fiz meu post falando deles…que iniciativa linda!
    E vc, querida, é mais linda ainda por nos mostrar isso.
    Beijos

    Responder
  • 15. Alline  |  sexta-feira, 28 / setembro / 2007 às 6:20 am

    E sim, eu sou testemunha ocular do sofá!!!!!
    Bjos

    Responder
  • 16. ana paula  |  sexta-feira, 28 / setembro / 2007 às 5:26 pm

    O trabalho deles é muito bonito, mas a sua iniciativa de divulgar com tanto entusiasmo e carinho também é fora de série. Aliás, vc é fora de série! bjs

    Responder
  • 17. Luciana  |  sábado, 29 / setembro / 2007 às 9:42 pm

    Escuta, vc tá esperando pra escrever agora só no cintaliga, fraldinha? 😛

    Responder
  • 18. WAGNER FARIAS  |  domingo, 13 / abril / 2008 às 12:52 pm

    ADOREI NO QUE VC TRABALHA E AJUDA AOS NESCESSITADOS,PARÁBENS QUE ISTO SEJA DIGNO DE SEU FRUTO AJUDAR O PRÓXIMO,GOSTARIA DE SABER COMO E QUAIS PRODOTOS QUE EU POSSA ULTILIZAR PARA LAVAR A SECO SOFÁS E ETC SEM USAR MTA ÁGUA,ESPERO RESPOSTA E UM ABRAÇO, QUE DEUS TE DE FORÇAS PARA ESSA LUTA BJOS………..

    Responder
  • 19. WAGNER FARIAS  |  domingo, 13 / abril / 2008 às 12:54 pm

    TENHO UMA COMUNIDADE NO ORKUT- E A WLS LAVAGEM A SECO, PORFAVOR ME INDIQUE PRODUTOS,FICO MTO GRATO

    Responder
  • 20. magno  |  segunda-feira, 7 / julho / 2008 às 9:34 am

    bom dia gostei da iniciativa de vcs e gostaria de ajudar meu cunhado que esta desempregado ea montar um negocio pra ele com uma maquina dessas se vcs puderem me falar onde comprar e com quem falar agradeço ..

    Responder
    • 21. leticia barreto  |  quarta-feira, 10 / março / 2010 às 6:11 pm

      oiiiiiiii magno mim liga que eu te dou a dica como compra a maquina e monta a lavaem a seco 9175 8786

      Responder
  • 22. Agridoce » Blog Archive » Esta santa, esta dança  |  sexta-feira, 20 / fevereiro / 2009 às 12:13 am

    […] nada a ver com o post – Lavagem a seco em Manaus? Tags: Posted under Comportamento Comments […]

    Responder
  • 23. Leticia Barreto  |  segunda-feira, 16 / março / 2009 às 5:32 pm

    oi Eva,
    é a Leticia do Centro de Apoio aos Autistas, gostaria que vc atualizasse seu blog com os novos números da fundação…
    O CEDANSCA agradece!!

    9177-4980 / 9615-4672 / 36514030

    Responder
  • 24. www.mrseco.com.br  |  sexta-feira, 29 / janeiro / 2010 às 8:45 am

    Olá, estou divulgando minha empresa para que conheçam nossos trabalhos e produtos para os sistemas de limpeza sem uso de água, como automotivo, nautico e aeronautico, sofá, cadeiras, poltronas, etc…, estamos a disposiçãopara atende-los!!!

    Responder
  • 25. Edmar Ferreira  |  domingo, 6 / junho / 2010 às 11:51 am

    Existem muitos métodos de lavagem a seco. Recomendo que procurem alternativas ecológias e eficientes para lavagem de carros que gasta uma quantidade enorme de água.

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Aspas da Semana

Quando o amor vos fizer sinal, segui-o; ainda que os seus caminhos sejam duros e escarpados. E quando as suas asas vos envolverem, entregai-vos; ainda que a espada escondida na sua plumagem vos possa ferir. Gibran Khalil Gibran

